domingo, 2 de junho de 2013

Td de aprofundamento 6º ano geometria

TD de aprofundamento 6º ano 2º bimestre Geometria
1ª) Vimos que ponto, reta e plano são noções elementares da geometria. Escreva a idéia que nos dá cada situação descrita a seguir.
a)      A marca da ponta do grafite em um papel. ___________________
b)      Um fio bem esticado.______________________
c)       A superfície de uma mesa. __________________
d)      Um piso de uma quadra de basquete.________________
e)      Estrelas no céu. _________________
f)       O encontro do chão com a parede.________________
g)      A cabeça de um alfinete _________________
h)      O piso de uma sala de aula._______________
i)        Uma corda de violão bem esticada _______________
j)        O encontro de duas paredes.______________
k)      Um grão de areia._________________
l)        Um campo de futebol.______________

2ª) Observe o mapa.
a)      Dê os nomes de duas ruas paralelas.
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b)      Dê os nomes de duas ruas perpendiculares.
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3ª) Segmentos consecutivos são aqueles que possuem uma extremidade em comum.  Segmentos colineares são aqueles que estão numa mesma reta.  Observando a figura abaixo, responda o que se pede:
a)      Quais os segmentos consecutivos que aparecem na figura?
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b)      Quais desses segmentos são consecutivos e colineares?
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4ª)
A)     Escreva o nome de duas ruas paralelas à Rua México.
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B)      Escreva o nome de duas ruas perpendiculares à Rua França.
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C)      O nome de uma rua que é paralela à Rua Brasil e perpendicular à Rua Itália.
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D)     O nome de uma rua concorrente à Rua Brasil.
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E)      O nome de três ruas paralelas entre si.
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5ª) Observe parte do mapa de uma cidade em que aparecem algumas formas que lembram quadriláteros. Com base no mapa, pode–se afirmar que dentre as alternativas a seguir, a única rua que é paralela a rua México é a:



a)      Rua África
b)      Rua Canadá
c)       Rua China
d)      Rua Japão
e)      Rua Suécia





6ª) Observe o movimento dos braços de alguns alunos numa aula de Educação Física.  Qual o aluno cujos braços e tronco formam ângulos retos?
a)      André
b)      Rui
c)       Tiago
d)      Paulo
e)      Pedro

7ª) Imagine que você tem um robô tartaruga e quer fazê–lo andar num corredor sem que ele bata nas paredes. Para fazer isso, você pode acionar 3 comandos: avançar (indicando o número de casa), virar à direita e virar à esquerda. Para que você acione de forma correta o comando, imagine – se dentro do robô.
a)      Avançar 4 casas, avançar 3 casas, avançar 2 casas.
b)      Avançar 4 casas, virar 90º à direita, avançar 3 casas, virar 90º à direita, avançar 2 casas
c)       Avançar 4 casas, virar 90º à direita, avançar 3 casas, virar 90º à esquerda, avançar 2 casas.
d)      Avançar 4 casas, virar 90º à esquerda, avançar 3 casas, virar 90º à direita, avançar 2 casas
e)      Avançar 4 casas, virar 90º à esquerda, avançar 3 casas, virar 90º à esquerda, avançar 2 casas.

8ª) O relógio marca 4h.
O ângulo assinalado mede :
a)   12°
b)   30°
c)   120°
d)   240°
e)   360°

9ª) Este é o mapa de um bairro cujos quarteirões são quadrados de 100m de lado:
Determine a afirmação falsa:
a) Para ir de carro de A até B percorrem-se, no mínimo, 400m.
b) A rua João não é perpendicular à rua Clara.
c) A rua Rui e a rua Oto são paralelas.
d) A rua Clara e a rua Ana são perpendiculares.





10ª) Observe a figura:

Quais são as retas perpendiculares?
a)   r e t
b)   r e s
c)   s e t
d)   s e u



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